UNIVERSIDADE DE SOROCABA-UNISO
Layane D’Arc Cosentino Nunes. RA:12025006
TEATRO-ARTE E EDUCAÇÃO
PROTOCÓLO:
5 de março de 2012-Ingrid Koudela e Maia Koudela
Ande, corra,
pare, pule, abaixe, encontre a melhor maneira de andar, o que faz seu corpo se
sentir mais confortável. Observe as cinco linhas do corpo.
A
sensibilidade, conhecendo o próprio corpo das mais inusitadas maneiras. Palco
ou tatame? Não importa, mais cedo ou mais tarde todos acabam virando um só.
Vamos com o
galo com a galinha à uma festa em Portugal ou em qualquer outro país, contanto
que o galo vá de saia e a galinha de avental e todos fiquem de frente para
frente e de trás para trás.
Andemos
novamente, relaxem o corpo e vejam qual a reação que ele teve. Observe qual
parte está mais tensionada.
Com jogos
variados é possível ter vários entendimentos e conclusões mais diversas.
PROTOCÓLO:
6 de março de 2012-Tânia Boy
Como sempre,
andando pelo espaço.
Onde podemos
encontrar uma turma mais louca, inusitada, criativa, que de apenas algumas
palavras já tira um grande texto e que de um jogo simples transcreve uma
história? Eu tenho a resposta: ARTE!
Então, vamos
ao jogo dos viúvos, não deixem seu par escapar, o proteja, não permita que ele
os deixe. Não adianta, há sempre um viúvo solitário que permanece entristecido.
Abusem do
grotesco. Use apenas sons, mas não se limitem a poucas coisas, crie, recrie e
faça ainda mais novas as invenções.
Pode ser
consolando alguém por causa de um limão que passou ou também exigindo ir em uma
barca nova porque a tábua da velha escorregou. Independente do que venha a ter,
sempre temos a teoria também.
Bakhitin é
como se fosse da turma, todos falam dele. O que falta apenas é colocar seu nome
na chamada.
A prática sem
teoria não vale de nada.
PROTOCÓLO:
12 de março de 2012-Ingrid Koudela e Maia Koudela.
Silêncio...
Andem, agora usem todo o espaço e explorem todos os barulhos possíveis. Sejam
crianças, corram e brinquem com todos os objetos do espaço como se fossem
crianças querendo descobrir tudo o que encontram. Se joguem ao chão, pulem,
rodem e vejam o que conseguem emitir através de pequenos gestos e movimentos.
Vamos sentar
deitar, sentir lentamente o corpo. Puxem seus pés, massageie, toque suavemente,
ponha mais força, saiba como seu pé reage a todas as atividades feitas no dia a
dia, dê um momento de atenção a ele.
Em dupla
vamos jogar o jogo do espelho. Sejam originais. Agora, pra dificultar ainda
mais nossa situação que já estava complicada imaginem um espelho
tridimensional!!! Imitem tudo, até mesmo os sons, gestos e variações de planos.
Agora, em
grupo, relaxem, sintam a música, não imite, apenas deixem ser levados, unam-se.
Poxa, acho que meu grupo se uniu tanto e se inspirou em Lady Gaga, ficamos tão
embaralhados que mal sabia onde estava minha mão.
O importante
é que a tarefa foi cumprida e todos entenderam a proposta.
PROTOCÓLO:
13 de março de 2012-Ingrid Koudela e Maia Koudela.
O espaço está
bem abaixo dos nossos pés, sinta seu corpo. Como está hoje? Leve, pesado, qual
parte está mais puxada? Como está a respiração? Se conheça, entenda seu corpo
para poder trabalhar com ele.
Ande de
costas, de frente, de lado, agachado, inclinado, de qualquer maneira, mas
experimente várias formas.
Seja guiado
por um amigo, olhos fechados, vá para frente, para trás, pare, esquerda,
direita. Agora inverta. Não abra os olhos, apenas sinta. Confie em seu amigo e
o deixe confiar em você.
Juntamente
com um colega imaginem uma bola. Um frente ao outro. Sintam o peso desse
material, deixe sair o som. Trabalhe em sintonia, jogue todo o objeto para seu
parceiro e jogue junto com ele.
INTERVALO!
Lanchinho. Volta a aula, Tân... Espera ai, Tânia Boy??? Pensei que tivesse
assumido a coordenadoria... fiquei confusa. Espere um pouco. Ah sim, só veio
nos informar o que estava acontecendo. Tudo bem deu tudo certo. Uffa!
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