segunda-feira, 26 de março de 2012


UNIVERSIDADE DE SOROCABA-UNISO

Layane D’Arc Cosentino Nunes. RA:12025006

TEATRO-ARTE E EDUCAÇÃO


PROTOCÓLO: 5 de março de 2012-Ingrid Koudela e Maia Koudela

Ande, corra, pare, pule, abaixe, encontre a melhor maneira de andar, o que faz seu corpo se sentir mais confortável. Observe as cinco linhas do corpo.

A sensibilidade, conhecendo o próprio corpo das mais inusitadas maneiras. Palco ou tatame? Não importa, mais cedo ou mais tarde todos acabam virando um só.

Vamos com o galo com a galinha à uma festa em Portugal ou em qualquer outro país, contanto que o galo vá de saia e a galinha de avental e todos fiquem de frente para frente e de trás para trás.

Andemos novamente, relaxem o corpo e vejam qual a reação que ele teve. Observe qual parte está mais tensionada.

Com jogos variados é possível ter vários entendimentos e conclusões mais diversas.



PROTOCÓLO: 6 de março de 2012-Tânia Boy

Como sempre, andando pelo espaço.

Onde podemos encontrar uma turma mais louca, inusitada, criativa, que de apenas algumas palavras já tira um grande texto e que de um jogo simples transcreve uma história? Eu tenho a resposta: ARTE!

Então, vamos ao jogo dos viúvos, não deixem seu par escapar, o proteja, não permita que ele os deixe. Não adianta, há sempre um viúvo solitário que permanece entristecido.

Abusem do grotesco. Use apenas sons, mas não se limitem a poucas coisas, crie, recrie e faça ainda mais novas as invenções.

Pode ser consolando alguém por causa de um limão que passou ou também exigindo ir em uma barca nova porque a tábua da velha escorregou. Independente do que venha a ter, sempre temos a teoria também.

Bakhitin é como se fosse da turma, todos falam dele. O que falta apenas é colocar seu nome na chamada.

A prática sem teoria não vale de nada.
 

PROTOCÓLO: 12 de março de 2012-Ingrid Koudela e Maia Koudela.

Silêncio... Andem, agora usem todo o espaço e explorem todos os barulhos possíveis. Sejam crianças, corram e brinquem com todos os objetos do espaço como se fossem crianças querendo descobrir tudo o que encontram. Se joguem ao chão, pulem, rodem e vejam o que conseguem emitir através de pequenos gestos e movimentos.

Vamos sentar deitar, sentir lentamente o corpo. Puxem seus pés, massageie, toque suavemente, ponha mais força, saiba como seu pé reage a todas as atividades feitas no dia a dia, dê um momento de atenção a ele.

Em dupla vamos jogar o jogo do espelho. Sejam originais. Agora, pra dificultar ainda mais nossa situação que já estava complicada imaginem um espelho tridimensional!!! Imitem tudo, até mesmo os sons, gestos e variações de planos.

Agora, em grupo, relaxem, sintam a música, não imite, apenas deixem ser levados, unam-se. Poxa, acho que meu grupo se uniu tanto e se inspirou em Lady Gaga, ficamos tão embaralhados que mal sabia onde estava minha mão.

O importante é que a tarefa foi cumprida e todos entenderam a proposta.



PROTOCÓLO: 13 de março de 2012-Ingrid Koudela e Maia Koudela.



O espaço está bem abaixo dos nossos pés, sinta seu corpo. Como está hoje? Leve, pesado, qual parte está mais puxada? Como está a respiração? Se conheça, entenda seu corpo para poder trabalhar com ele.

Ande de costas, de frente, de lado, agachado, inclinado, de qualquer maneira, mas experimente várias formas.

Seja guiado por um amigo, olhos fechados, vá para frente, para trás, pare, esquerda, direita. Agora inverta. Não abra os olhos, apenas sinta. Confie em seu amigo e o deixe confiar em você.

Juntamente com um colega imaginem uma bola. Um frente ao outro. Sintam o peso desse material, deixe sair o som. Trabalhe em sintonia, jogue todo o objeto para seu parceiro e jogue junto com ele.

INTERVALO! Lanchinho. Volta a aula, Tân... Espera ai, Tânia Boy??? Pensei que tivesse assumido a coordenadoria... fiquei confusa. Espere um pouco. Ah sim, só veio nos informar o que estava acontecendo. Tudo bem deu tudo certo. Uffa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário