quinta-feira, 15 de março de 2012

Protocolo referente ao dia 14 de fevereiro - Jaque


Jaqueline de Meira Rodrigues
Encenação
Ingrid Kóudela

Protocolo referente ao dia 14
Primeira aula de Encenação com a bicharada, porém sem a nossa professora Ingrid, mas com a participação especial de Tania Boy.
Quem não sabia de cara ficou sabendo que em todas as aulas protocolos seriam feitos individualmente para serem lidos coletivamente nas aulas seguintes. A professora de uma forma menos horripilante explicou para quem não sabia e para quem sabia o que era o tal protocolo.
Depois de muito papo e sendo uma característica do protocolo a pratica, chega de conversa e ‘’simbora’’ para ela. Nossa aula é fundamentada em jogos teatrais, sendo assim jogos e brincadeiras seria o foco desse dia. Mas antes arrastando tudo ai galera, carteira pra cá, carteira pra lá, em cima em baixo, ops quase um strike de carteiras cadeira e pessoas, pronto espaço limpo, entre aspas.
Nosso primeiro jogo, ‘’Pega- pega, palma’’ um pouco mais complexo do que o normal, quer dizer muito mais complexo. Todos em roda, primeiro passo e o mais difícil fazer 40 pessoas entenderem o que é e como funciona o jogo,  trabalho difícil heim !
Bom mesmo com muitos na duvida o jogo se iniciou, um pegador e uma vitima, objetivo: pegador pegar  a vitima (obvio), vitima fugir se salvando batendo na mão de um amiguinho e ocupando o lugar dele na roda, ( ah estamos em roda nesse momento) o amiguinho vira pegador e o pegador vira vitima assim sucessivamente, fácil. O jogo começou e ficou evidente ninguém entendeu o que tinha que ser feito, era pegador fugindo da vitima, vitima pegando pegador etc etc etc, uma bagunça total, jogo por sinal muito divertidíssimo e cansativo ufaaa. Ah e é possível aplicar esse jogo com os seus aluninhos e melhor eles aprendem e joga muito mais rápido do que todos nos. ;)
Risos, gargalhadas, respiração ofegante, pé sujo, próximos, jogo da ‘’barata’’,
Componentes: um exterminador de baratas, um salvador das baratas, e o restante da turma bichinhos adoráveis (baratas),
Objetivo: exterminador sair da sala, e as baratas (nós) elegemos um salvador, exterminador entra em jogo e começa a matar todos os bichinhos adoráveis, bichinhos adoráveis fogem, se mortos fingem-se de morto ate o salvador salvar (obvio de novo), porém se o se o adorável bichinho salvador morrer, The end, já era fim de  jogo e assim  sucessivamente trocando os elementos.
Prosseguindo, jogo do ... Você não é o que é você é o que os outros acham que é! Entendeu?
O jogo acontece da seguinte maneira, um individuo sai da sala, enquanto todos os outros decidem quem ele será a partir daquele momento, podendo ser animal, pessoa, lugar, etc, etc, etc, etc .. Decidido, o individuo entra e todos agem diante dele de acordo com o que ele é, com sons, gesto entre outros! Nossa cobaia para o jogo foi o Paulinho que não era mais o Paulinho, mas sim um GoGo Boy uhuuuuuuuuuuu, o segundo individuo foi a Leh que foi transformada em uma adorável e irritante pombinha, o próximo foi um poste, o outro um imã, muito demais, da para pirar nesse jogo.  
Partimos para algo mais Light, mais voltado ao publico infantil com o qual muitos já trabalham e possivelmente muitos iram trabalhar, roda cantada, musica já conhecida pela grande maioria..’’ Fui no mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé ... ‘’ tem toda uma coreografia por traz da letra, tudo para instigar mais atenção das crianças, a seguinte foi da Pombinha a qual eu desconhecia, ‘’ minha pombinha voou, voou, caiu no laço se embaraço, vem cá me da um abraço, que eu desembaraço, minha pombinha que caiu no laço,’’ Ai que linda adorei, essa também traz todo um afeto para as criança com abraço e tudo rs.
Cantamos, rodamos, rimos, nos abraçamos, que fome, intervalooo !!
Segundo momento da aula:
Barriga cheia, pronta para mais.
Descalços, fomos orientados pela Tania a caminhar no espaço, experimentando diversos andares, sem nos preocuparmos com o que estava ocorrendo a nossa volta, para frente, para trás, de lado, na pontinha dos pés, pernas tortas, passos longos, diversas maneiras, como se estivéssemos sozinhos no espaço. Agora procurando um olhar, olhos nos olhos sem pararmos de caminhar, agora escondendo olhares, fugimos no ar, andamos sem ter ninguém por perto, seguimos o caminhar de alguém, imitando-o, assim fizemos ate todo o grupo estar em uma só caminhar pela sala toda, unidos em um só caminhar, fim. Exercício tranquilo que permite andar sem olhar o que no dia a dia é difícil e o que é melhor andar sentindo toda a planta do pé, mexendo de todas as formas o sustento do seu corpo, percebendo que o nosso pé responde todos os nossos estímulos e que como os pés são diferente um dos outros.
Duplas formadas, próximo jogo espelho, conhecido por muitos e jogado pela grande maioria, forma-se a dupla onde um individuo é o A e o outro o B, o A propõem um movimento e o B consequentemente repete, assim acontecendo ate o B propor e o A repetir, em certo momento ambos propõem, o jogo se expande a medida que é acrescentado outros elementos a dupla, formando grandes grupos, ate todos serem um só e todos propondo no seu espaço ate o termino do jogo que ocorre naturalmente, no nosso caso em um surto de gritos e um explosão de todas as ´partes que limpo ate a alma, muito bom.
Não sei se a sequencia é a correta:
Fizemos o jogo da flecha que era o seguinte, alguém começa o jogo dando um passo e uma palma assim saindo do seu lugar ocupando o lugar de outro individuo que faz a mesma coisa. (Jogo que estamos em roda, que necessita em primeiro lugar de atenção e foco, pois o olhar é fundamental nesse exercício), seguindo a mesma linha ainda em roda, o jogo era quase o mesmo, porém quem saia do lugar sai propondo um gesto seja ele qual fosse entregando para alguém, ocupando o lugar dessa pessoa, essa pessoa por sua vez, pegava o gesto e o transformava ate entregar pra outra pessoa assim sucessivamente, os gestos transformados, despertaram risos, curiosidades, a criatividade tinha liberdade naquele espaço, jogo instigante.
Ainda no mesmo percurso, dos gestos transformados fizemos isso de forma aleatória caminhando pelo espaço, ate um gesto lhe ser entregue, depois alguém propunha algo e autorizados podíamos interromper o gesto com outro, a galera pirou saiu de tudo, mas foi muito interessante a explosão nos gestos, cada um se soltou como pode.
Ultimo Jogo!
Grupo de 10 pessoas, valendo! O jogo agora é, Onde*, Quem* e O que*?
Improviso em cena, três grupos formados, começando pelo meu, tema *Onde, proposito passar através de gestos um ‘’onde’’, começando por um dos integrantes do grupo ate todos estarem integrados na cena, que cena é essa Marcela? Um ponto e ônibus, claro espera, demora e o tempo passa, ate ai tudo normal, ponto de ônibus passado em gestos. Próximo um Quem* começando com uma bailarina, ate se transformar em um ensaio de balé, com plateia e mãe da bailarina. Terceiro grupo, Oque* estendendo Roupa,  com varal humano, e criança no pé atrapalhando, bem comum, com turista fotografando e tudo rs, aplausos fim de jogo
Enfim jogos de improvisação, que nos ajudam em todos os sentidos a despertar melhor a atenção, criatividade, foco, loucura etc, aula muito proveitosa que a meu ver, animou todos nós e despertou maior curiosidade e vontade de quero mais. Algo interessante à integração dos bixos e a participação em tudo sem ter distinção de melhores ou piores, que nada arrasando enriquecendo cada vez mais a nossa arte. Ate a próxima!
Fim de aula, depois do carnaval tem mais, preparados ou não !

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