Jaqueline
de Meira Rodrigues
Encenação
Ingrid
Kóudela
Protocolo
referente ao dia 14
Primeira
aula de Encenação com a bicharada, porém sem a nossa professora Ingrid, mas com
a participação especial de Tania Boy.
Quem
não sabia de cara ficou sabendo que em todas as aulas protocolos seriam feitos
individualmente para serem lidos coletivamente nas aulas seguintes. A
professora de uma forma menos horripilante explicou para quem não sabia e para
quem sabia o que era o tal protocolo.
Depois
de muito papo e sendo uma característica do protocolo a pratica, chega de
conversa e ‘’simbora’’ para ela. Nossa aula é fundamentada em jogos teatrais,
sendo assim jogos e brincadeiras seria o foco desse dia. Mas antes arrastando
tudo ai galera, carteira pra cá, carteira pra lá, em cima em baixo, ops quase
um strike de carteiras cadeira e pessoas, pronto espaço limpo, entre aspas.
Nosso
primeiro jogo, ‘’Pega- pega, palma’’ um pouco mais complexo do que o normal,
quer dizer muito mais complexo. Todos em roda, primeiro passo e o mais difícil
fazer 40 pessoas entenderem o que é e como funciona o jogo, trabalho difícil heim !
Bom
mesmo com muitos na duvida o jogo se iniciou, um pegador e uma vitima,
objetivo: pegador pegar a vitima (obvio),
vitima fugir se salvando batendo na mão de um amiguinho e ocupando o lugar dele
na roda, ( ah estamos em roda nesse momento) o amiguinho vira pegador e o
pegador vira vitima assim sucessivamente, fácil. O jogo começou e ficou
evidente ninguém entendeu o que tinha que ser feito, era pegador fugindo da
vitima, vitima pegando pegador etc etc etc, uma bagunça total, jogo por sinal
muito divertidíssimo e cansativo ufaaa. Ah e é possível aplicar esse jogo com
os seus aluninhos e melhor eles aprendem e joga muito mais rápido do que todos
nos. ;)
Risos,
gargalhadas, respiração ofegante, pé sujo, próximos, jogo da ‘’barata’’,
Componentes:
um exterminador de baratas, um salvador das baratas, e o restante da turma
bichinhos adoráveis (baratas),
Objetivo:
exterminador sair da sala, e as baratas (nós) elegemos um salvador,
exterminador entra em jogo e começa a matar todos os bichinhos adoráveis,
bichinhos adoráveis fogem, se mortos fingem-se de morto ate o salvador salvar
(obvio de novo), porém se o se o adorável bichinho salvador morrer, The end, já
era fim de jogo e assim sucessivamente trocando os elementos.
Prosseguindo,
jogo do ... Você não é o que é você é o que os outros acham que é! Entendeu?
O
jogo acontece da seguinte maneira, um individuo sai da sala, enquanto todos os
outros decidem quem ele será a partir daquele momento, podendo ser animal,
pessoa, lugar, etc, etc, etc, etc .. Decidido, o individuo entra e todos agem
diante dele de acordo com o que ele é, com sons, gesto entre outros! Nossa
cobaia para o jogo foi o Paulinho que não era mais o Paulinho, mas sim um GoGo
Boy uhuuuuuuuuuuu, o segundo individuo foi a Leh que foi transformada em uma
adorável e irritante pombinha, o próximo foi um poste, o outro um imã, muito
demais, da para pirar nesse jogo.
Partimos
para algo mais Light, mais voltado ao publico infantil com o qual muitos já
trabalham e possivelmente muitos iram trabalhar, roda cantada, musica já
conhecida pela grande maioria..’’ Fui no mercado comprar café, veio a
formiguinha e subiu no meu pé ... ‘’ tem toda uma coreografia por traz da
letra, tudo para instigar mais atenção das crianças, a seguinte foi da Pombinha
a qual eu desconhecia, ‘’ minha pombinha voou, voou, caiu no laço se embaraço,
vem cá me da um abraço, que eu desembaraço, minha pombinha que caiu no laço,’’
Ai que linda adorei, essa também traz todo um afeto para as criança com abraço
e tudo rs.
Cantamos,
rodamos, rimos, nos abraçamos, que fome, intervalooo !!
Segundo
momento da aula:
Barriga
cheia, pronta para mais.
Descalços,
fomos orientados pela Tania a caminhar no espaço, experimentando diversos
andares, sem nos preocuparmos com o que estava ocorrendo a nossa volta, para
frente, para trás, de lado, na pontinha dos pés, pernas tortas, passos longos,
diversas maneiras, como se estivéssemos sozinhos no espaço. Agora procurando um
olhar, olhos nos olhos sem pararmos de caminhar, agora escondendo olhares, fugimos
no ar, andamos sem ter ninguém por perto, seguimos o caminhar de alguém,
imitando-o, assim fizemos ate todo o grupo estar em uma só caminhar pela sala
toda, unidos em um só caminhar, fim. Exercício tranquilo que permite andar sem
olhar o que no dia a dia é difícil e o que é melhor andar sentindo toda a
planta do pé, mexendo de todas as formas o sustento do seu corpo, percebendo
que o nosso pé responde todos os nossos estímulos e que como os pés são
diferente um dos outros.
Duplas
formadas, próximo jogo espelho, conhecido por muitos e jogado pela grande
maioria, forma-se a dupla onde um individuo é o A e o outro o B, o A propõem um
movimento e o B consequentemente repete, assim acontecendo ate o B propor e o A
repetir, em certo momento ambos propõem, o jogo se expande a medida que é acrescentado
outros elementos a dupla, formando grandes grupos, ate todos serem um só e
todos propondo no seu espaço ate o termino do jogo que ocorre naturalmente, no
nosso caso em um surto de gritos e um explosão de todas as ´partes que limpo
ate a alma, muito bom.
Não
sei se a sequencia é a correta:
Fizemos
o jogo da flecha que era o seguinte, alguém começa o jogo dando um passo e uma
palma assim saindo do seu lugar ocupando o lugar de outro individuo que faz a
mesma coisa. (Jogo que estamos em roda, que necessita em primeiro lugar de
atenção e foco, pois o olhar é fundamental nesse exercício), seguindo a mesma
linha ainda em roda, o jogo era quase o mesmo, porém quem saia do lugar sai
propondo um gesto seja ele qual fosse entregando para alguém, ocupando o lugar
dessa pessoa, essa pessoa por sua vez, pegava o gesto e o transformava ate
entregar pra outra pessoa assim sucessivamente, os gestos transformados,
despertaram risos, curiosidades, a criatividade tinha liberdade naquele espaço,
jogo instigante.
Ainda
no mesmo percurso, dos gestos transformados fizemos isso de forma aleatória
caminhando pelo espaço, ate um gesto lhe ser entregue, depois alguém propunha
algo e autorizados podíamos interromper o gesto com outro, a galera pirou saiu
de tudo, mas foi muito interessante a explosão nos gestos, cada um se soltou
como pode.
Ultimo
Jogo!
Grupo
de 10 pessoas, valendo! O jogo agora é, Onde*, Quem* e O que*?
Improviso
em cena, três grupos formados, começando pelo meu, tema *Onde, proposito passar
através de gestos um ‘’onde’’, começando por um dos integrantes do grupo ate
todos estarem integrados na cena, que cena é essa Marcela? Um ponto e ônibus,
claro espera, demora e o tempo passa, ate ai tudo normal, ponto de ônibus passado
em gestos. Próximo um Quem* começando com uma bailarina, ate se transformar em
um ensaio de balé, com plateia e mãe da bailarina. Terceiro grupo, Oque*
estendendo Roupa, com varal humano, e
criança no pé atrapalhando, bem comum, com turista fotografando e tudo rs,
aplausos fim de jogo
Enfim
jogos de improvisação, que nos ajudam em todos os sentidos a despertar melhor a
atenção, criatividade, foco, loucura etc, aula muito proveitosa que a meu ver,
animou todos nós e despertou maior curiosidade e vontade de quero mais. Algo
interessante à integração dos bixos e a participação em tudo sem ter distinção
de melhores ou piores, que nada arrasando enriquecendo cada vez mais a nossa
arte. Ate a próxima!
Fim
de aula, depois do carnaval tem mais, preparados ou não !
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