segunda-feira, 12 de março de 2012

Protocolos dos dias 05/03/12 e 06/03/12


Por : Rafaela Campos.

05/03/2012

Segunda – feira, isso quer dizer que... Devemos tirar as carteiras do auditório C e deixar somente o suficiente para os alunos, isso para termos espaço para a nossa aula. E claro todos de preto! Então vamos ver o que temos para hoje...
Tatames no chão, 4 para cada aluno, quem ficar sem vai para o palco. Deitamos e rolamos literalmente falando. Devíamos rolar, se espreguiçar, experimentar a mudança de planos (a bunda vai primeiro e a cabeça fica por último).
Formamos 4 rodas, 2 no tatame e 2 no palco, uma roda por fora e outra por dentro. Então cantamos:

“A galinha e o galo foram à festa em Portugal
O galo foi de saia e a galinha de avental
Era de frente pra frente
Era de trás pra trás
Era de frente pra frente
Era de trás pra trás”


Agora é a hora de caminhar pela sala, devíamos caminhar de várias maneiras diferentes, mudando de velocidade e explorando o desequilíbrio do corpo. Então devíamos procurar dois pontos e caminhar de um para o outro, como se eles fosse imãs que nos puxam. Também caminhamos sendo visíveis e invisíveis para o mundo.

Agora formamos grupos, 7 de 3 pessoas em cima do palco e 6 de 4 pessoas no tatame e criamos cenas. O meu grupo fez a corda bamba.


O que notamos é que, como tinha uma paisagem sonora bem calma, quase todos os grupos utilizaram o andar em câmera lenta, o que foi bem legal, pois dava mais ênfase no caminhar de cada um do grupo e também deixava a proposta da cena mais clara.

Na segunda parte da aula nós fizemos uns alongamentos, mas antes quem estava no palco passou para o tatame e quem estava no tatame passou para o palco. E assim começamos...

1
2
3
4

5



1-      Deitar no chão e sentir o corpo. Depois andar sentindo essas partes do corpo.
2-      Sentar igual à imagem.
3-      Mudando de posição, sentamos igual à imagem.
4-      Mudamos de posição de novo, mas essa é para preparar o modo que vamos sentar... que é o modo 5.
5-      Sentamos igual à foto, que difícil foi essa!

E assim demos fim a nossa aula de segunda.

06/03/2012

Terça – feira não é dia de aula prática só... É dia também de aprender um pouco mais sobre a carnavalização! Depois disso sim... vamos para a aula prática!

Começamos com o jogo da viúva. Formamos uma roda onde um ficava na frente e outro atrás, uma pessoa fica sem ninguém e quando quem estava na frente recebesse uma piscadela deveria trocar de parceiro, se conseguir né, pois a pessoa de trás irá tentar de agarrar e impedir sua fuga.

Depois fomos para o pega – pega hospital. Três pegadores, quando nos pegam 1x nós colocamos a mão no lugar que o pegador tocou, a 2x é a  mesma coisa e na terceira vai para o hospital e está fora do jogo.


Agora começa a sessão musical! Mas a primeira vem acompanhado do jogo de adivinhar o “Quem” e o “O que”.

“Somos três mocinhos que vieram da Europa.
E o que vieram fazer?
Muitas coisas bonitas.
Então faz pra gente ver...”

Música do limão... Todos sentados em roda e o dois limões vão passando de mão em mão enquanto cantamos a música, começa de vagar e vai acelerando.

“Chora meu bem, não chora
Chora porque não tem o limão
O limão já passou aqui toleirão
Ele já está cá”

A do tatu... esse estávamos em roda e em pé, quando falamos “hum” nos esfregamos no colega da direita e quando falamos “ah” nos esfregamos no colega da esquerda.

“É no sua sui que vejo o tatu gemer
Como é que ele geme?
Hum
Torno virar
Ah”

Agora devíamos andar pela sala de várias maneiras diferentes e colocar um som no nosso andar. Depois fizemos o jogo do espelho de som. Formamos duplas, um era o A e ou outro o B.
E a imagem da Gula voltou até nós, quatro grupos foram formados e devíamos fazer a paisagem sonora da imagem. Todos tinham a mesma imagem, mas nenhum grupo ficou igual.

E assim terminamos a nossa aula de hoje.

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