Por : Rafaela Campos.
05/03/2012
Segunda – feira, isso quer dizer que... Devemos tirar as carteiras do
auditório C e deixar somente o suficiente para os alunos, isso para termos
espaço para a nossa aula. E claro todos de preto! Então vamos ver o que temos
para hoje...
Tatames no chão, 4 para cada aluno, quem ficar sem vai para o palco.
Deitamos e rolamos literalmente falando. Devíamos rolar, se espreguiçar,
experimentar a mudança de planos (a bunda vai primeiro e a cabeça fica por
último).
Formamos 4 rodas, 2 no tatame e 2 no palco, uma roda por fora e outra por
dentro. Então cantamos:
“A galinha e o galo foram à
festa em Portugal
O galo foi de saia e a galinha
de avental
Era de frente pra frente
Era de trás pra trás
Era de frente pra frente
Era de trás pra trás”
Agora é a hora de caminhar pela sala, devíamos caminhar de várias
maneiras diferentes, mudando de velocidade e explorando o desequilíbrio do
corpo. Então devíamos procurar dois pontos e caminhar de um para o outro, como
se eles fosse imãs que nos puxam. Também caminhamos sendo visíveis e invisíveis
para o mundo.
Agora formamos grupos, 7 de 3 pessoas em cima do palco e 6 de 4 pessoas
no tatame e criamos cenas. O meu grupo fez a corda bamba.
O que notamos é que, como tinha uma paisagem sonora bem calma, quase
todos os grupos utilizaram o andar em câmera lenta, o que foi bem legal, pois
dava mais ênfase no caminhar de cada um do grupo e também deixava a proposta da
cena mais clara.
Na segunda parte da aula nós fizemos uns alongamentos, mas antes quem
estava no palco passou para o tatame e quem estava no tatame passou para o
palco. E assim começamos...
1-
Deitar no chão e sentir o corpo. Depois andar sentindo
essas partes do corpo.
2-
Sentar igual à imagem.
3-
Mudando de posição, sentamos igual à imagem.
4-
Mudamos de posição de novo, mas essa é para preparar o
modo que vamos sentar... que é o modo 5.
5-
Sentamos igual à foto, que difícil foi essa!
E assim demos fim a nossa aula de segunda.
06/03/2012
Terça – feira não é dia de aula prática só... É dia também de aprender um
pouco mais sobre a carnavalização! Depois disso sim... vamos para a aula
prática!
Começamos com o jogo da viúva. Formamos uma roda onde um ficava na frente
e outro atrás, uma pessoa fica sem ninguém e quando quem estava na frente
recebesse uma piscadela deveria trocar de parceiro, se conseguir né, pois a
pessoa de trás irá tentar de agarrar e impedir sua fuga.
Depois fomos para o pega – pega hospital. Três pegadores, quando nos
pegam 1x nós colocamos a mão no lugar que o pegador tocou, a 2x é a mesma coisa e na terceira vai para o hospital
e está fora do jogo.
Agora começa a sessão musical! Mas a primeira vem acompanhado do jogo de
adivinhar o “Quem” e o “O que”.
“Somos três
mocinhos que vieram da Europa.
E o que vieram
fazer?
Muitas coisas
bonitas.
Então faz pra
gente ver...”
Música do limão... Todos sentados em roda e o dois limões vão passando de
mão em mão enquanto cantamos a música, começa de vagar e vai acelerando.
“Chora meu bem,
não chora
Chora porque não
tem o limão
O limão já passou
aqui toleirão
Ele já está cá”
A do tatu... esse estávamos em roda e em pé, quando falamos “hum” nos
esfregamos no colega da direita e quando falamos “ah” nos esfregamos no colega
da esquerda.
“É no sua sui que
vejo o tatu gemer
Como é que ele
geme?
Hum
Torno virar
Ah”
Agora devíamos andar pela sala de várias maneiras diferentes e colocar um
som no nosso andar. Depois fizemos o jogo do espelho de som. Formamos duplas,
um era o A e ou outro o B.
E a imagem da Gula voltou até nós, quatro grupos foram formados e
devíamos fazer a paisagem sonora da imagem. Todos tinham a mesma imagem, mas
nenhum grupo ficou igual.
E assim terminamos a nossa aula de hoje.
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