quinta-feira, 29 de março de 2012

Joana D´arc - 19, 26 e 27 de Março


Protocolo dia 19 de Março.

Duas coisas muito interessantes ocorrerão neste dia a primeira foi a leitura de protocolo que foi feita diferente, só um em movimento, só um anda e lê, quando o outro começa a andar começa sua leitura, muito boa idéia, todos falam, e tudo que é falado é melhor compreendido arrasou! Muito bom pra treinar a sincronia a relevância e continuação do texto, podendo trazer frases e palavras que não foram ditas e que completem o pensamento e o entendimento de aula, enriquece o protocolo coletivo e fica muito produtivo, na minha opnião.

O segundo acontecimento foi a conversa sobre a aula eu acho muito bom falar sobre a aula quando acaba a aula, eu tenho a sensação que aquele dia fica bem resolvido, fica melhor acabado e traz a sensação de uma continuidade certeira no próximo encontro.

Protocolo dia 26 de Março.

Continuamos com a leitura de protocolo só um em movimento, e o objeto de trabalho nesse encontro foram os olhos, os músculos dos olhos.
Todos os pontos de visão foram trabalhados, olhamos para cima, para baixo, para um lado, para o outro. Os olhos não pararam de se mexer, girar no sentido horário e ante-horário. Olhar para um lado o máximo que você conseguir e depois virar a cabeça para o outro lado, e repetir o exercício para o outro lado. Olhar primeiro e depois o corpo segue, o olho dá o comando.

Nos primeiros exercícios o olhar passa por tudo e não percebe muita coisa, aos poucos você começa a enxergar todas as coisas que o olhar passa, temos o  hábito de sempre virar a cabeça para não dar trabalho aos olhos, e hoje a maioria dos exercícios propostos foram para que os movimentos fossem realizados somente pelos olhos e seus músculos a cabeça permanecia parada.

E depois de tudo isso fizemos o jogo do Detetive andando pelo espaço.

Protocolo dia 27 de Março.

O primeiro prazer de um ser humano é o ato de mamar no peito, e pra lembrar este momento em alguns casos é necessário colocar o dedo nos lábios de olhos fechados, pra trazer essa sensação.
E como recém-nascidos não sabemos andar ainda e nem engatinhar e como não lembramos disso é preciso resgatar o exercício dos 5 eixos de aulas passadas pra trazer a consciência dos membros e imaginar como seria mover braços e pernas, para rolar e para engatinhar. O primeiro passo é sempre imaginar, focar na parte que vai mexer e a parte que vai auxiliar o movimento.

No nosso dia a dia fazemos movimentos simples e até mesmo complexos sem parar para observar cada parte do corpo que inicia o movimento, a que sustenta o movimento, a que é mais confortável a menos confortável e assim por diante, afinal já sabemos andar. E quando nos colocamos nessa situação onde não sabemos e vamos descobrir, o caminho é experimentar partes do corpo para fazer o movimento e ai que nos damos conta da importância de cada movimento na construção de um andar, que começar no arrastar, depois engatinhar e finalmente andar. É fato que é tudo muito automático os movimentos são todos realizados sem uma preparação de imaginar e depois dar o comando para o corpo, tudo isso acontece mas em fração de segundos dentro do nosso cérebro.

São descobertas e conquistas que parecem de outra vida, não temos a lembrança de como foi todo esse processo, mas ao realizar este exercício é notável o quanto não foi fácil aprender. E que hoje parece tão sem importância esse processo de aprendizagem da vida.

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