quarta-feira, 7 de março de 2012

Primeiros dias de Encenação

06/02/2012
Hoje voltamos a nossa rotina universitária, primeiro dia de aula! Começamos bem, Encenação com Ingrid Koudela.
Começamos nos conhecendo melhor...
  • Fizemos duplas com pessoas que não conversamos muito;
  • Um é o entrevistador e o outro é o entrevistado, depois troca;
  • Falamos para sala toda o que descobrimos dos nossos colegas.

Eu entrevistei a Thais, nós não somos muito próximas mesmo, mas acabei descobrindo muitas coisas legais sobre ela. Ouvindo um pouco mais sobre os outros eu também acabei percebendo como nós nos conhecemos pouco. Também pude notar que a maioria da sala não é da cidade de Sorocaba, mas sim de cidades da redondeza, como por exemplo, Tatuí, Ibiúna, Salto de Pirapora, Buri, entre outras.


Tivemos um intervalo e quando voltamos partimos para jogos propostos pela professora.
Primeiro foi o “caminhar”, ele funcionava da seguinte maneira:
  • Forma-se uma fila;
  • O primeiro caminha de uma maneira neutra e os outros observam;
  • Depois que a pessoa retornou ao seu lugar os outros imitam o jeito dela andar.


Esse jogo foi bem legal para ver as diferentes formas das pessoas caminharem e como é engraçado ver outras pessoas te imitando. Uma das questões levantadas pela sala foi:

 “existe um caminhar neutro?”


 Tivemos várias respostas à pergunta, mas a conclusão geral foi a seguinte: Todos nós estamos saturados de informações que foram passadas por diversas pessoas ao longo da nossa vida, por esse motivo tudo o que fazemos é, de alguma forma, influenciada por alguém e dessa maneira um caminhar totalmente “neutro” não existe.

13/02/2012

Turma de teatro INVADIU a aula da turma de dança... A professora Patrícia Neves deu uma aula muito legal com vários jogos...

O primeiro jogo foi “Ameba”, que funciona assim:
  • Temos uma linha de evolução: ameba, mosca, borboleta, passarinho, cachorro e leão;
  • Quem ganhar no jogo de “pedra, papel e tesoura” evolui e quem perder regride (só não regride quem está na ameba, pois não existe nada abaixo disso);
  • Você deve jogar a “pedra, papel e tesoura” somente com alguém da mesma espécie que você;
  • O primeiro a ser leão ganha o jogo.



O segundo jogo foi “Jóquei – Pô personagem”, que funciona assim:
  • Formam-se dois grupos;
  • No lugar da “pedra, papel e tesoura” entram os personagens “moça, caçador e leão”;
  • A ordem é: Moça ganha do Caçador, que por sua vez ganha do Leão que ganha da Moça;
  • O grupo todo combina qual personagem irão fazer;
  • Quem fizer o personagem maior ganha.
O terceiro jogo foi “ritmo”, que funciona da seguinte maneira:
  • A sala senta-se em círculo;
  • O ritmo é dado (perna, mão, estalo de dedos da mão direita e depois da esquerda);
  • Primeiro estalo fala o seu nome, segundo estalo fala o nome da próxima pessoa a jogar.
Nesse jogo tivemos a oportunidade de descobrir o nome das pessoas que eu não conhecia. No caso os calouros. Manter o ritmo foi bem complicado também, ainda mais que na hora que falam seu nome todos os nomes das pessoas que você conhece somem da sua cabeça.

O quarto jogo foi “casa, morador e terremoto”, que é assim:
  • Formam-se grupos de três pessoas;
  • Duas pessoas formam a casa e uma fica de morador;
  • Um aluno fica sozinho, ele dará o comando do jogo escolhendo entre “casa, morador ou terremoto”;
  • Casa: a casa procura novo morador, Morador: morador procura nova casa, Terremoto: todos trocam.
Começamos fazendo o jogo da maneira tradicional, depois começamos de uma maneira em que as pessoas eram eliminadas, o que ficasse de morador no final ganhava.

O quinto jogo foi “jogo dos sons”, era assim:
  • Forma-se um círculo;
  • Nós devíamos gravar quem estava a nossa direita e quem estava a nossa esquerda através do som que a pessoa está fazendo;
  • Nos misturamos pelo espaço e depois tentamos achar as pessoas que estavam do nosso lado de olhos fechados.
O mais legal desse jogo é que temos que usar nossa audição completamente, pois é o único sentido que nos levaria para o caminho certo. Esse é um exercício muito legal para se fazer sempre.

E para terminar, o sexto jogo foi “dedo de anjo”, que era assim:
  • Formamos duas filas;
  • A última pessoa desenha nas costas da pessoa da frente e ela var passando o desenho e assim sucessivamente;
  • A primeira pessoa deve tentar adivinhar o que era.
14/02/2012
Hoje tivemos aula com a professora Tânia, ela passou alguns jogos para a sala e jogamos em grupo, todos juntos mesmo.

Primeiro jogo: “Pega – pega palma da mão”
  • Faz-se um círculo com todos os alunos com a palma da mão direita voltada para cima;
  • Alguém deve ser o voluntário para iniciar o jogo;
  • Quem receber um tapa na mão se torna pegador e quem era pegador vira vítima.
Nós demoramos um pouco para compreender as regras do jogo, mas quando pegamos um ritmo foi bem legal. A professora explicou que esse jogo é do tipo que dá muito certo em sala de aula e que os alunos adoram.

Segundo jogo: “Barata”
  • Um aluno fica do lado de fora da sala, ele será o inseticida;
  • Os outros alunos combinam entre si quem será a barata ressuscitadora, o barulho que a barata vai fazer e o gesto que ressuscita as baratas mortas;
  • O aluno inseticida deve entrar na sala e matar todas as baratas;
  • Quando a barata ressuscitadora morrer o jogo acaba.
Esse foi mais um jogo que trabalhamos em grupo e que tenho certeza que dará super certo quando eu for tentar usá-lo em sala de aula.

Terceiro jogo: “Quem sou eu”
  • Um aluno fica do lado de fora da sala;
  • Os outros alunos combinam entre si quem será o aluno que está o lado de fora;
  • Somente com uso de sons e gestos os alunos vão dando dicas de quem é aquele aluno que estava do lado de fora;
  • O aluno que estava fora vendo as dicas tenta adivinhar quem ele é.
Trabalho em equipe e criatividade é o que prevalece nesse jogo, todos têm que entrar em um consenso de como serão os gestos e sons para que a pessoa demore a acertar quem ela é. Esse é mais um jogo para a nossa listinha de jogos para sala de aula.

Quarto jogo: “cantigas”

Começamos com a música da “Formiguinha”, cantamos e dançamos. Eu me lembrei de quando eu dançava essa música na escola, foi engraçado fazer isso de novo agora. Depois foi a música da “Pombinha”, eu não me lembro de conhecer essa, mas também cantamos e dançamos. Quando cheguei em casa e cantei para a minha mãe ela me lembrou que eu não parava de cantar quando eu era criança essa música. Eu achei super interessante como canções da minha infância estão sendo muito úteis agora para mim, com certeza essas cantigas estarão no meu caderninho de jogos para sala de aula.

Depois do intervalo fizemos alguns jogos. Começamos andando pelo espaço, depois devíamos olhar uns para os outros, desviando o olhar, fixando os olhos em alguém que estava perto, depois alguém que estava longe. Então começamos a andar de diferentes formas, em diferentes sentidos, começamos sozinhos, depois passamos a fazer isso com outra pessoa, até que a sala toda estivesse seguindo um mesmo ritmo, sentido e jeito de andar.
Então passamos para o jogo do espelho. Começamos com duplas, um era o lado A e o outro o lado B, um comanda e o outro é comandado, depois troca. Depois de um tempo as duplas foram se juntando e depois os grupos, até ficar a sala toda junta, um era o comandante do grupo todo e quando percebemos estávamos todos trabalhando juntos num mesmo movimento e até som criamos para acompanhar nossos gestos.

E assim foi nossas primeiras aulas de Encenação do semestre... 

Por: Rafaela Campos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário