sexta-feira, 13 de abril de 2012


Protocolo 13/03/2012 - Tanja

respirar e caminar
caminar e respirar
que dificil confiar
com os olhos fechados
reagir a contatos mimísculos
respirar é viver
respirar é jogar
respirar é ser
E depois? Georg Büchner! Woyzeck!
O alemão aqui no Brasil num projeto maravilhoso.
Uma pessoa é muitas pessoas e mesmo assim uma só.
O teatro é livre e tem um monte de possibilidades de mostrar as relaҫões entre os humanos.
 
Protocolo 5+6/03/2012 - Tanja

Segunda-feira

O desenvolvimento humano


no início da evoluҫão
deitado no chão
sozinho no mundo
a cabeҫa no fundo

devagar se levantando
descobrindo o espaҫo
o movimento observando
pedaҫo a pedaҫo

permanecendo nos pés
o corpo se endireitando
nos vários tipos andando
como a naturaleza nos fez

percepҫão dos eixos
em pernas e braҫos
sentindo a torҫão
no assento do Japão

Terҫa-feira

Que impressionante os teses do Mikhail Bakhtin! Como eu gosto a idea do realismo grotesco!
Na aula estudamos a obra “A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento” dele, que fala sobre as três categorias das manifestaҫoes da cultura popular da Idade Média e do Renascimento. Na minha cabeҫa permaneciam vivas as seguintes palavras:
cultura popular
                                                               dualidade do mundo
                                                                                                                              linguagem cômica
rebaixamento
história do riso

Quando eu chegei na casa, queria ler tudo de novo em silêncio e escrivi este resumo:
As três categorias são...
- as formas dos ritos e espetáculos
- obras cômicas verbais
- diversas formas e gêneros do vocabulário familiar e grosseiro

O realismo grotesco é o rebaixamento, que é a unidade do plano material e corporal.

Capítulo 1 “Rabelais e a História do Riso”: mudanҫas na concepҫão do riso
- no barroco e classicismo perda da homogeneidade
- no romantismo riso numa forma subjetiva e estranha, sem realismo grotesco
Capítulo 2 “O Vocabulário da Praҫa Pública na Obra de Rabelais”: O drama cômico engloba morte e nascimento.
Capítulo 3: a lengua imagética da cultura popular
Capítulo 4: o grande significado de comer na festa carnevalesca e no pensamento humano
Capítulo 5+6: as imagens grotescas do corpo para a representaҫão do realismo grotesco
Capítulo 7: “As Imagens de Rabelais e a Realidade do seu Tempo”: A obra do Mikhail Bakhtin no século do cristianismo e o Mikhail, que não é um ateu

→ unidade de cultura popular e literatura
→ influência da cultura na literatura e da literatura na cultura
→ literatura como elemento dinâmico da cultura

Protocolo 27+28/02/2012 - Tanja

Como é o seu nome? Onde você mora? O que musica você gosta? Que comida você gosta mais?
Está bom, perguntas de uma entrevista. Facil para responder.
Qual filme você adora?
Nossa! Como se chama “Die fabelhafte Welt der Amelié“ em Portugues? Então nós chegamos a um acordo: Eu adoro filmes francêses.
O que são os seus qualidades? E os seus fraquezas?
Estas perguntas já são um pouco mais complicadas, apesar de muito interesantes.
Depois a apresentaҫão. Que delícia! Os veteranos apresentaram os estudantes do primeiro semestre no base da entrevista. Esta apresentaҫão aconteceu muito interesante, divertida e nem um pouco complicada.
Por que? Se uma pessoa tem que apresentar-se, vai pensar em o que pode contar, como se pode representar, tudo de uma maneira muito parcial e unilateral. Como nós fizemos na aula, os participantes entram em contato já antes da apresentaҫão. Tudo é mais comunicativo. Outra pessoa decide, o que é interesante para o auditório e pode representar sem pressão.

Na segunda parte da aula aconteceu algo que me abriu os olhos. Nós fizemos uma pratica em grupo e estávamos parados um ao lado de outro. Um estudante chamou o seu nome e andou com o seu andamento natural alguns metros para frente e voltou. Depois o grupo imitou o andamento dele.
O meu primeiro pensamento era: Bom, não vai acontecer algo muito interesante, todos vão andar numa maneira bem semelhante. Mas que surpresa! Eu me dei conta, que todas as pessoas tiveram um andamento natural muito diferente! Todos representaram com o seu andamento a própria personalidade. Quando eu imitava o andamanto duma pessoa, tambêm pude sentir um pouco a atitude dela. Assim, eu pensei, deve ser, quando um ator se mete num papel.
Às vezes as praticas mais simples podem causar um conhecimento mais forte.


Na terҫa-feira nós falamos sobre o Mikhail Bakhtin.
Quem era? Um filósofo de linguagem!
De onde era? Da Rússia!
O que estava muito importante para ele? Carnavalizaҫão!
Quais obras estavam interesantes para ele? Estas do Rabelais!
Tudo grotesco! Sem fronteiras!

E no presente? Tudo grotesco também!
Um porco, buscando comida…
Humanos, vomitando-se…
Criaturas, gritando, chorando…
Bichos, farejando outros criaturas…
A sala de aula não era mais a sala de aula, era um lugar para loucos, o inferno…

Protocolo 13+14/02/2012 - Tanja

Quando eu decidi estudar teatro, ficei um pouco nervosa. Tinha perguntas na minha cabeҫa como: Vou conseguir entender tudo? Vou ter a coragem de jogar e atuar?
Depois destes dois primeiros dias de aula de encenaҫão eu nao mais tenho medo de estudar teatro aqui no Brasil.
Por que? O que passou nestes dias?
Os primeiros dias de aula de encenaҫão foram marcados por brincadeiras e jogos teatrais. E o que mais ficou na minha memória é a alegria de todos ao jogar. Esta alegria era tão forte, que as minhas duvidas desapereceram.

Todos os brincadeiras e jogos teatrais, que jogamos, quasi funcionam sem linguagem. Sao gestos, atitudes e movimentos, que produzem reaҫões. Não importa, qual lingua você fala, você pode jogar juntos. No caso do jogo ‘evolution’ é o gesto que forҫa comunicaҫão, no caso do jogo ‘espelho’ é a observaҫão da outra pessoa. Ficei particularmente impressionada com o jogo ‘som’. Apenas cerca de ouvir as pessoas encontram um ao outro.
Teatro parece uma coisa intercultural.

Estes dois dias também me mostraram, qual grande forҫa tem o grupo.
Num jogo por exemplo ficamos todos distribuido na sala. Todos ficamos em silencio. De repente uma pessoa perturbou a calma, fazendo um gesto. Os gestos dos primeiros pessoas foram simples, cuidadoso. Más com o tempo desenvolveu uma dinámica que permitiu gestos cada vez mais expressivos. Esta creatividade foi increível e – assim eu acho – somente possivel por causa da dinámica do grupo.
Jogos nunca só são jogos. Têm um sentido. Me parece muito interessante descobrir este significado por exemplo com alunos na escola, com eles, que estão no camino do descobrimento da vida.

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