domingo, 1 de abril de 2012


LAYANE D’ARC COSENTINO NUNES 
1º ANO – 2.012

PROTOCÓLO: 19 de março de 2012-Ingrid Koudela.
Pula, brinca, rola no chão, de pernas para o ar, cabeça pra baixo, mil cambalhotas.
Músicas, cânticos infantis, brincadeiras que nos fazem voltar a ser criança. Um milhão de maneiras para se divertir. Várias personalidades e movimentos característicos de cada um, cada personagem real. Não vale ficar parado, mas com certeza vale se divertir.
Não existe algo certo ou uma coreografia determinada, mas temos que viajar e explorar todas as possibilidades. Não imitar, mas sim se libertar de qualquer movimento planejado e deixar se levar. Explorando todos os planos, gestos. Brinque com os sons, com cada parte do seu corpo.
PROTOCÓLO: 20 de março de 2012-Ingrid Koudela.

Mais uma vez Bakhtin invade nossa aula. Parece que a cada semana ele se enturma nos grupos e não sai mais de cena. Não sei como fazer pra ter as aulas sem pensar nele. Em toda a teoria ele se encontra. Difícil, mas possível.
O grotesco e carnavalização.
As classes se encontram. O pobre e o rico, ou os nobres e vassalos. Não importa a colocação, mas tudo se mistura.
A visão carnavalesca do mundo é a base profunda da literatura do renascimento. É preciso conhecer o realismo grotesco para compreender o realismo do renascimento.
Há nessas manifestações o cômico, e a forma cômica é exercida principalmente através das paródias.

PROTOCÓLO: 26 de março de 2012-Ingrid Koudela.

Olhos, olhar, olhando o olho. Não olhe, não pisque, não mova. Paralise, mantenha contato visual com o outro, não distancie o olhar dele. Ande junto, não se separem, sejam apenas um através do olhar.
O olho é o portal para o conhecimento, então vamos trabalhar com eles, exercitá-los. Olhe para o lado, sem mexer a cabeça. Só os olhos! Agora, para cima da mesma forma. Diagonal. Em círculos, esquerda e direita.
Relaxem agora, encostem as palmas das mãos e esfreguem. Encostem nos olhos. Levantem, novamente mexam os olhos.
Encontre um parceiro e mantenha contato visual, não se desvie, acompanhe-o para qualquer lugar.
Agora perceba o seu olhar, para onde seus olhos focam? Para cima, para baixo ou para o meio? Para esquerda ou direita? Descubram o que seus olhos veem, o que eles querem ver.

PROTOCÓLO: 27 de março de 2012-Ingrid Koudela.
Nana neném, que a cuca vem pegar, deite já no chão e comece a imaginar...
Sejam crianças, vocês não sabem andar nem engatinhar, estão tentando descobrir como fazer para sair em uma aventura dentro do seu espaço. Fechem os olhos e tentem passar por todas as fazes de uma criança até chegarem à que se encontram. Se joguem, se movam. Aproveitem cada instante desse momento.
Aprendam a se virar e percebam como seu corpo reage a esses movimentos. Pense em como seria se virar pela primeira vez, todo seu empenho e esforço para ficar em outra posição. Inove a cada momento, cada descoberta é uma vitória para alguém que não sabe nada, que não se imagina em outro jeito.
As crianças são curiosas, então explorem isso. Sejam curiosos e olhem para todos os lados de diferentes maneiras.
Comecem agora a tentar engatinhar. Não sabemos de nada por isso tentamos todas as maneiras até encontrarmos a mais confortável. Não sabemos como vamos reagir aos movimentos, mas sempre tentamos e mudamos se necessário e nos adaptamos.
Enfim, estamos de pé, depois de muita dificuldade e esforço conseguimos alcançar nosso objetivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário