LAYANE D’ARC
COSENTINO NUNES
1º ANO – 2.012
PROTOCÓLO: 19 de março
de 2012-Ingrid Koudela.
Pula, brinca,
rola no chão, de pernas para o ar, cabeça pra baixo, mil cambalhotas.
Músicas,
cânticos infantis, brincadeiras que nos fazem voltar a ser criança. Um milhão
de maneiras para se divertir. Várias personalidades e movimentos
característicos de cada um, cada personagem real. Não vale ficar parado, mas
com certeza vale se divertir.
Não existe
algo certo ou uma coreografia determinada, mas temos que viajar e explorar
todas as possibilidades. Não imitar, mas sim se libertar de qualquer movimento
planejado e deixar se levar. Explorando todos os planos, gestos. Brinque com os
sons, com cada parte do seu corpo.
PROTOCÓLO: 20 de março
de 2012-Ingrid Koudela.
Mais uma vez
Bakhtin invade nossa aula. Parece que a cada semana ele se enturma nos grupos e
não sai mais de cena. Não sei como fazer pra ter as aulas sem pensar nele. Em
toda a teoria ele se encontra. Difícil, mas possível.
O grotesco e
carnavalização.
As classes
se encontram. O pobre e o rico, ou os nobres e vassalos. Não importa a
colocação, mas tudo se mistura.
A visão
carnavalesca do mundo é a base profunda da literatura do renascimento. É
preciso conhecer o realismo grotesco para compreender o realismo do
renascimento.
Há nessas
manifestações o cômico, e a forma cômica é exercida principalmente através das
paródias.
PROTOCÓLO: 26 de março
de 2012-Ingrid Koudela.
Olhos, olhar, olhando o olho. Não olhe, não pisque, não
mova. Paralise, mantenha contato visual com o outro, não distancie o olhar
dele. Ande junto, não se separem, sejam apenas um através do olhar.
O olho é o portal para o conhecimento, então vamos trabalhar
com eles, exercitá-los. Olhe para o lado, sem mexer a cabeça. Só os olhos!
Agora, para cima da mesma forma. Diagonal. Em círculos, esquerda e direita.
Relaxem agora, encostem as palmas das mãos e esfreguem.
Encostem nos olhos. Levantem, novamente mexam os olhos.
Encontre um parceiro e mantenha contato visual, não se
desvie, acompanhe-o para qualquer lugar.
Agora perceba o seu olhar, para onde seus olhos focam? Para
cima, para baixo ou para o meio? Para esquerda ou direita? Descubram o que seus
olhos veem, o que eles querem ver.
PROTOCÓLO: 27 de março
de 2012-Ingrid Koudela.
Nana neném, que a cuca vem pegar, deite já no chão e comece
a imaginar...
Sejam crianças, vocês não sabem andar nem engatinhar, estão
tentando descobrir como fazer para sair em uma aventura dentro do seu espaço.
Fechem os olhos e tentem passar por todas as fazes de uma criança até chegarem
à que se encontram. Se joguem, se movam. Aproveitem cada instante desse
momento.
Aprendam a se virar e percebam como seu corpo reage a esses
movimentos. Pense em como seria se virar pela primeira vez, todo seu empenho e
esforço para ficar em outra posição. Inove a cada momento, cada descoberta é
uma vitória para alguém que não sabe nada, que não se imagina em outro jeito.
As crianças são curiosas, então explorem isso. Sejam
curiosos e olhem para todos os lados de diferentes maneiras.
Comecem agora a tentar engatinhar. Não sabemos de nada por
isso tentamos todas as maneiras até encontrarmos a mais confortável. Não
sabemos como vamos reagir aos movimentos, mas sempre tentamos e mudamos se
necessário e nos adaptamos.
Enfim, estamos de pé, depois de muita dificuldade e esforço
conseguimos alcançar nosso objetivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário